Secretarias

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças atua como órgão central de gestão de recursos humanos, materiais, logísticos e tecnológicos, além de outros recursos necessários ao bom funcionamento e organização da governança pública. Atua na promoção do fortalecimento organizacional, por meio da Gestão Inteligente, no uso da promoção e disseminação do conhecimento como ferramenta de gestão de forma a melhorar a qualidade e a eficiência na prestação do serviço público interno e externo, em consonância com os Objetivos Estratégicos do Governo Municipal. Atua ainda, como órgão central de gestão, orientação, normatização e assessoramento, no que se refere à Gestão Administrativa, aos demais órgãos e entidades municipais.

É responsável por toda a arrecadação do Município, de um modo geral, além do controle das despesas, do pagamento, dos compromissos da Administração e dos serviços de contabilidade, incluindo a emissão de relatórios e prestação de contas.

Erico Crisóstomo Borges

A Secretaria Municipal de Educação tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de educação e supervisionar sua execução nas instituições que compõem sua área de competência. Também faz parte de suas atribuições garantir igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, assegurar aos alunos da zona rural do Município a gratuidade e obrigatoriedade do transporte escolar e estabelecer mecanismos que garantam a qualidade do ensino público municipal. Além disso, valorizar os profissionais da educação, garantindo-lhes planos de carreira específicos dentro do serviço público municipal.

Evilázio Magalhães dos Santos

Compete a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer promover políticas de incentivo e preservação à cultura do Município, em suas diversas formas de manifestação e suas múltiplas linguagens artísticas, proporcionando meios para sua difusão na comunidade.

Incentivar o esporte em suas diversas modalidades, criando condições para o exercício do esporte como elemento incentivador para formação atlética de base.

Promover a manutenção dos equipamentos culturais, esportivos e de lazer do Município e buscar meios necessários à manutenção e ampliação do acervo documental, catalogando e registrando a história cultural da cidade.

A Secretaria de Cultura possui um calendário de eventos que inclui o São João, o Aniversário da Cidade, além das festas nas localidades do município.

Debora Soraia Costa dos Santos

A Secretaria Municipal de Saúde tem como atribuições planejar, desenvolver, orientar, coordenar e executar a política de saúde do município, compreendendo tanto o cuidado ambulatorial quanto o hospitalar, sendo também de nossa responsabilidade planejar, desenvolver e executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica afetas à nossa competência e em consonância com os princípios do SUS.

A esta Secretaria também compete, buscar excelência nas ações direcionadas a integridade na saúde e na qualidade de vida dos cidadãos em concordância com a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90 e 8142/90), que apresenta como princípios e diretrizes a universalidade do acesso aos serviços de saúde, a integralidade da assistência e a igualdade da assistência à saúde.

Franciane Moura Teixeira Crisóstomo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho tem por finalidade planejar, coordenar, executar e implementar a política de assistência social, com ações direcionadas à criança, ao adolescente, ao jovem, à mulher, ao idoso, à família, à pessoa com deficiência, à população de rua e mendicante, ao trabalho, a assistência social e suas relações.

Rosineide da Rocha Bomfim

A Secretaria Municipal de Transportes responde pelo planejamento, organização, fiscalização, controle e promoção do desenvolvimento da circulação urbana, da qualidade do trânsito e dos transportes, sinalização horizontal e vertical, direta ou indiretamente mediante concessão.

Bonifácio de Brito Santos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca promove o desenvolvimento rural, fortalecendo a agricultura sustentável, permitindo a melhoria das condições de vida e trabalho dos homens e das mulheres do campo, tanto nos aspectos econômicos quanto sociais, culturais e ambientais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem como principais atribuições subsidiar e assessorar o prefeito nas políticas públicas de preservação e conservação do meio ambiente. Além disso, planejar, implementar, avaliar e acompanhar os planos, programas e projetos relativos à área de atuação da Secretaria, elaborar uma política ambiental em parceria com as demais secretarias municipais, autarquias e fundações. É também a responsável por estabelecer, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor do Município, programas destinados a proporcionar a melhoria das condições de vida da população e sua integração através de ideias e sugestões ao planejamento administrativo ambiental do Município.

Fábio Bomfim de Souza