Riachão das Neves – Vice-Prefeito e Secretária de Saúde participam de evento da UMOB

Publicado em: 07/3/2016

r1

O Vice-Prefeito de Riachão das Neves, José Américo, a Secretária de Saúde, Itana Arruda e a Controladora do município, Nely Silva, participaram na última quinta-feira 03, de um encontro na sede da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia, em Barreiras, em busca de uma solução para o impasse que vem impedindo a consolidação do consórcio de Saúde das Prefeituras da Região Oeste. Com três anos de formatação, debates, encontros, estudos, pesquisas, sessões itinerantes, criação de um CNPJ, o Consórcio do Oeste esta pronto e pode ser uma ferramenta importante para minimizar os problemas da rede de saúde pública nos diversos municípios da região.

Ocorre que o governo da Bahia, aprovou uma lei na Assembleia Legislativa que estabelece as condições jurídicas e a formatação dos consórcios. Assim sendo, os técnicos da Sesab sugeriram que o Consórcio do Oeste siga o que determina a lei estadual, pois somente desta forma, o governo terá condições de colocar recursos, incluindo a construção de uma policlínica no valor de 10 milhões de reais, com 10 especialidades médicas para atender aos diversos municípios da região.

r2

Neste modelo os municípios entrariam com 40% e o estado com 60% rateado do valor do ICMS.

O impasse foi criado. Alguns Prefeitos componentes da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia – preferem o Consórcio já criado pela entidade. No modelo estabelecido pela UMOB, cada município contribui com o valor de 10 centavos por habitante além de valores contratados de outros programas.

Um dos mais veementes na defesa do modelo adotado pela UMOB foi o Prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz. Ele ressaltou que um trabalho feito com tanta dedicação e empenho não pode ser jogado fora e que é preciso encontrar um meio termo para equacionar o problema.

Diante do impasse o presidente da UMOB, Marcelo Mariani, Prefeito de Cotegipe, estabeleceu que seja realizada uma reunião da comissão com os técnicos da secretaria de Saúde do Estado para se buscar uma solução. A reunião será dia 17 de março. O debate promete esquentar.

Fonte: Jornal Mural do Oeste