Rastreamento do câncer de mama chega a Riachão das Neves

Publicado em: 04/8/2015

A chance de cura do câncer de mama é sempre maior quando o tumor é descoberto precocemente. A faixa etária de 50 a 69 anos é definida como prioritária para a realização do exame preventivo da mama pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Pensando nisso a Prefeitura de Riachão das Neves em parceria com o Governo do Estado da Bahia está realizando um mutirão de rastreamento do Câncer de Mama.

Um caminhão móvel equipado com aparelhos hospitalares está atendendo em Riachão das Neves desde ontem 04. As mamografias estão sendo realizadas em frente à Secretária de Saúde de Riachão, no Prédio da Antiga Escola Municipal Cleriston de Andrade.

A Secretária de Saúde, Cintia Santana, falou da importância do serviço para a saúde das mulheres. “O exame é só a primeira faze, todas as mulher que precisarem de exames futuramente a Secretaria de Saúde estará à disposição para marcar a ultrassom ou biopsia. Se alguém positivar o exame, vai ter o tratamento e toda assistência pelo município”, finalizou a Secretária.

O Prefeito Hamilton Lima falou da importância desse atendimento para as mulheres de Riachão das Neves. “A nossa alegria é redobrada em receber essa equipe em nosso município, a Secretaria de saúde tem mobilizado em todos os sentidos, visando oferecer e levar melhores condições de vida ao nosso povo, esse trabalho está contemplando todo o município, nós disponibilizamos ônibus por conta do município para trazerem e levarem de volta todas as mulheres dos Distritos e Povoados, que se enquadram no atendimento. Nós queremos cada vez mais levar alegria saúde e bem as pessoas carentes de nosso município, principalmente as mulheres”, finalizou o Gestor.

O caminhão é equipado com dois mamógrafos, e realiza todos os dias 140 mamografias. O atendimento se estende até o dia 12 de agosto e qualquer mulher com idade entre 50 a 69 anos pode ser atendida.

Altamira Souza do Nascimento “estou muito feliz porque tive esta oportunidade de cuidar da minha saúde, para gente da zona rural como eu que moro em Cariparé é muito alto o custo de um atendimento como este. Nós só temos de agradecer a Deus por receber de graça esse exame que pode revelar se tem ou não alguma alteração nos seios”. Afirmou Dona Altamira.