Qualificação: Começam em Riachão das Neves aulas do Pronatec

Publicado em: 16/4/2014

01

Por Silvania Costa | Fotos Ascom PMRN

Foi em ritmo de muita alegria e descontração que a Prefeitura de Riachão das Neves e o IFBA/Campus Barreiras, realizaram a  aula inaugural  do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Entre os presentes estavam o prefeito Hamilton Lima e a diretora do IFBA, Dicíola Figueiredo de Andrade Baqueiro.

02

Um dos principais objetivos do governo federal é fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da Educação Profissional e Tecnológica.
Depois de Barreiras, Riachão é o primeiro município a ser contemplado pelo Pronatec, uma conquista que representa a promoção do crescimento econômico da região e qualificação profissional da sociedade. “Fiz de tudo para conseguir uma vaga. Vejo a oferta dos cursos como uma grande oportunidade de acesso ao mercado de trabalho”, comentou a estudante Cássia Brito da Silva.

Por meio do IFBA, o município vai oferecer dois cursos – Balconista de Farmácia e Programador Web. Toda a carga horária está definida, bem como a equipe que vai atender Riachão das Neves. Oitenta alunos vão participar das aulas, que terão duração de três meses. “Faço elogios à equipe da Prefeitura de Riachão, que se antecipou solicitando a oferta do Pronatec. A nossa meta é desenvolver um trabalho com muita qualidade”, disse a diretora do IFBA, Dicíola Figueiredo de Andrade Baqueiro.
Além do acesso gratuito aos cursos profissionalizantes, o governo disponibiliza para os alunos, uma bolsa de estudo no valor de $ 150,00, a cada quinze dias. Para Riachão das Neves, a previsão é que novos cursos sejam oferecidos, no próximo semestre. “É com muita satisfação que realizamos esta aula inaugural, pois significa progresso para o nosso povo. Esperamos que todos aproveitem o máximo possível esta oportunidade, que vai contribuir muito para o futuro de cada um de vocês. É durante a juventude que podemos abraçar bem as chances que aparecem. Este, sem dúvida, é um bom momento”, finalizou o prefeito Hamilton Lima.

03