Poda de árvores vira rotina em Riachão das Neves

Publicado em: 08/4/2014

01

Por Silvânia Costa

Considerado como um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano, a arborização traz inúmeros benefícios ambientais, como diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo, fundamentais à qualidade de vida. Só que para usufruir dessas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas. Para que isto aconteça de maneira eficaz, a Prefeitura de Riachão das Neves disponibiliza o serviço de poda e está se responsabilizando pela conservação arbórea da cidade.

02

Todos os dias equipes da Secretaria de Infraestrutura cumprem um cronograma diferente. O trabalho está sendo feito por rua na sede do município. E já é visível a mudança no aspecto das praças e avenidas. “A prefeitura tomou uma ótima atitude. Estou satisfeita porque as árvores estavam cheias de galhos desiguais. Com a poda, diminuiu os incômodos dos insetos e o ar está mais livre”, disse dona Maria de Jesus dos Santos.

O controle se dá pela necessidade de manutenção da vegetação.  E como a  prefeitura- Governo Unidos pela Reconstrução, faz a poda tanto das árvores plantadas pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, como por particulares, para prestar um serviço eficiente contratou mais pessoas. Só este ano foram plantadas em Riachão das Neves, 320 mudas de Ipê, além de outras  plantas nativas da região. No Distrito de São José foram plantadas 150 árvores. O mesmo aconteceu em todo o município.

03

A partir de agora, a poda de árvores será uma rotina na escala de serviço da Secretaria de Infraestrutura. Depois que o trabalho for concluído na cidade, os profissionais seguem para deixar mais bonitos os distritos de Cariparé e São José. E assim vai ser feito em cada povoado. Tudo para que a população viva em um ambiente melhor, não só pela questão estética, mas principalmente pelos benefícios à saúde. “A aparência da minha rua hoje é outra. Faço questão que o serviço seja realizado sempre, parece que a gente está respirando até melhor”, concluiu a dona de casa Luzinete Teixeira.