Plano Municipal de Saneamento Básico já é uma realidade para Riachão das Neves

Publicado em: 02/4/2014

Ascom PMRN

O Município de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, deu o segundo passo rumo ao desenvolvimento de políticas que vão mudar a vida dos moradores. O sonhado Plano de Saneamento Básico está bem mais próximo. O prefeito Hamilton Lima, juntamente com representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), assinaram em Salvador, o Termo de compromisso para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

A assinatura do Termo constitui-se no compromisso formal do município em garantir participação efetiva na elaboração do plano. Os contemplados asseguraram: plena divulgação dos eventos à sociedade para que haja amplo envolvimento da população no processo de construção do Plano de Saneamento Básico; fornecer estrutura física e logística para a realização dos eventos; indicar representantes do quadro efetivo para compor os Comitês Executivo e de Coordenação, e participar de audiências, reuniões, oficinas e conferências, além de buscar e fornecer as informações solicitadas pela Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde e o CREA, que subsidiarão a elaboração dos produtos que compõem o Plano de Saneamento Básico.

Depois de atender as exigências da Funasa, no total, 50 municípios baianos com população abaixo de cinquenta mil habitantes foram contemplados com a elaboração do Plano de Saneamento Básico.

Riachão das Neves foi o único selecionado da região Oeste. Todos vão receber assistência técnica e financeira. O plano que será construído no município, com a colaboração da Fundação Nacional de Saúde- Superintendência do Estado da Bahia, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), envolve, abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.