Começam em Riachão das Neves preparativos para a tradicional festa da Alfavaca

Publicado em: 29/4/2014

01

Por Silvania Costa

Faz muito tempo que pessoas de todo o município de Riachão das Neves e de diversas partes da região Oeste, reservam os dias 01, 02 e 03 de maio para participar dos festejos da Santa Cruz da Alfavaca, evento religioso realizado no Distrito de Cariparé, onde os católicos, em demonstração de fé e devoção, pagam promessas.

Desde o início do século XX, os devotos se reúnem em volta de uma Cruz para agradecer as bênçãos alcançadas. Alfavaca é uma localidade do Distrito de Cariparé, situada na zona rural. Até hoje o surgimento da tradição chama a atenção. Segundo conta a história, tudo começou quando um homem saiu da cidade da Barra rumo ao Estado do Goiás, com uma Cruz nas costas pagando promessa.

02

Cansado, caiu justamente na localidade da Alfavaca. Ainda de acordo com as informações, este homem, ouviu vozes pedindo para que a Cruz fosse cravada neste lugar, por ser considerado um local sagrado. Desde então a romaria não parou mais. A fé dos católicos na Santa Cruz da Alfavaca é tanta que nenhuma construção foi feita na área, que para eles deve ser usada somente para adoração.

Hoje o evento religioso é realizado numa parceria entre os fieis e a prefeitura de Riachão das Neves. De 01 a 03, as visitações à Santa Cruz da Alfavaca acontecem durante todo o dia e sempre às seis horas da tarde os devotos, como de costume, farão o ciclo de orações, e logo em seguida terá inicio o lado profano da festa. Além de barracas que estão sendo montadas para comercialização de comidas, bebidas, confecções e artesanato, quatro bandas vão animar as noites. A programação está definida da seguinte forma:

Dia 01/05 – 21h – Boate com som mecânico;

Dia 02/05 – 21h – Banda Forrozão Tá na Área; Banda Sacudido da Moleca;

Dia 03/05 – 21h – Marquinhos Bahia; Banda Forrozão tá na Área.

OBS: A Alfavaca está situada a 39 km da sede do município de Riachão das Neves, seguindo pela BR 135, 03 km após a entrada da fazenda real, à esquerda.