Riachão das Neves intensifica campanha contra o Glaucoma

Publicado em: 26/3/2014

01

Por Silvania Costa | Fotos Ascom PMRN

A Secretaria Municipal de Saúde de Riachão das Neves, município localizado no Oeste da Bahia, em parceria com o Governo Federal, promoveu o 2º Encontro do Glaucoma – uma lesão do nervo óptico, de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não sejam feitos diagnóstico e tratamento a tempo.

No primeiro encontro, foram detectados os pacientes portadores da doença. Neste, o Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil- ISOB, que desenvolve o programa, fez o acompanhamento dos que já estavam cadastrados, entregou medicamentos e examinou novas pessoas. O acompanhamento e a entrega de remédios acontecem a cada três meses.

Dona Maria convive com o glaucoma há quatro anos. Boa parte da visão do olho esquerdo está comprometida. “Esse atendimento é muito bom. Além dos profissionais, temos colírio a nossa disposição, o que ajuda bastante, pois, não tenho condições de comprar a receita prescrita pelo médico. No total são mais de cento e cinquenta reais por mês”, disse a moradora de Riachão.

Para atender a um maior de pessoas, a Prefeitura – Governo Unidos pela Reconstrução, enviou transporte para a zona rural no intuito de facilitar o acesso dos pacientes às equipes que tratam o problema. O espaço do Programa de Saúde da Família, Mãe Venância, na sede de Riachão das Neves, foi ocupado por gente de diferentes idades, com uma única intenção – cuidar da saúde ocular. Mais de trezentos moradores da sede e da zona rural foram atendidos. “Queremos sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma e conscientizar para a importância da permanência no programa, caso seja detectada a doença. Com o acompanhamento adequado o paciente não correrá o risco de comprometer ainda mais a visão”, comentou o secretário de saúde Hildjane Leite Souza.

02

Estima-se que aproximadamente 2,4% da população de cada município sejam portadores de glaucoma, sendo considerada a primeira causa de cegueira irreversível.  O atendimento é destinado a pacientes com mais de 40 anos; quem tem diagnóstico de miopia, diabetes ou hipertensão; quem teve trauma ocular ou doenças intraoculares, e aqueles que possuem parentes que já sofrem com o glaucoma. Hoje, o Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil atende quinze municípios da região Oeste.