Riachão das Neves intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Publicado em: 01/4/2016

A prefeitura municipal de Riachão das Neves por meio da secretaria municipal de saúde promoveu nesta sexta-feira 01, mais um mutirão de combate ao Aedes Aegypti. Diretores professores e alunos das escolas estaduais e municipais e representantes de várias religiões saíram pelas Ruas e Bairros da cidade para conscientizar a população usando panfletos informativos. Em média, 74 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e de endemias, participam da ação em todo o município. Os agentes estão visitando casas e terrenos a procura de focos do mosquito e orientando a população como evitar a proliferação do Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para a realização do mutirão, cerca de 150 alunos do 8º ao 9º ano, da Escola Municipal José de Oliveira e da Escola Estadual Rodolfo de Queiroz, foram capacitados e orientados em sala de aula, sobre como prevenir a doença e eliminar os criadouros do mosquito. A intenção é que esses alunos, leve as informações a cada morador.

Para o prefeito Hamilton Lima, combater o mosquito é uma boa ação para a comunidade. “Essa guerra contra o mosquito da Dengue não é só do Governo Federal, Estadual e Municipal, essa batalha é nossa. Cada cidadão é um soldado, lutando todos de mãos dadas, nós vamos vencer essa guerra. Conscientize a sua vizinhança, afinal, se apenas um deixar de fazer sua parte, todos podemos sofrer danos por isso”, disse o prefeito.

Essas ações fazem parte das estratégias traçadas pelo pela equipe de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, formado deste o inicio do ano com representantes de todas as secretarias municipais e outros órgãos da cidade incluindo representantes de diversas igrejas. São várias frentes de atuação envolvendo setores como comunicação, educação, saúde e limpeza, numa soma de esforços para fortalecer a guerra contra o mosquito em Riachão das Neves.
“O maior objetivo deste mutirão é recolhermos possíveis criadouros do Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya”, disse Itana Arruda, Secretária de Saúde.