Riachão das Neves – Curso de Capacitação dos novos conselheiros tutelares

Publicado em: 05/2/2016

A prefeitura municipal de Riachão das Neves por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realiza desde terça-feira, 02, com término hoje 05, a primeira capacitação para os Conselheiros Tutelares, CMDCA, CMAS e Técnicos do SUAS, o evento foi realizado no auditório do CRAS. Foram quatro dias de muitas informações para ajudar os novos conselheiros no desenvolvimento de suas potencialidades.

A formação foi dividida em três partes, sendo elas; Legislação, abrangendo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, abordagem de caso e postura nos atendimentos. A segunda parte introduziu o conceito de inteligência emocional trabalhando o conceito de controle emocional, auto motivação, reconhecimento de emoções e habilidades em relacionamento interpessoais. A terceira e última parte destacou a redação oficial, abordando princípios da escrita oficial. Ao fim da capacitação foi entregue o certificado com a carga horária de 32h.

A capacitação tem por objetivo proporcionar aos novos conselheiros uma formação teórica e metodológica tendo como base o marco regulatório que trata dos direitos da criança e adolescente e dos direitos humanos, instrumentalizando-os para uma atuação com competência e compromisso; oportunizar uma formação humana voltada para os relacionamentos interpessoais entre os Conselheiros, Gestores do Sistema de Garantia dos Direitos e a Comunidade e por fim, colaborar para a formação de uma visão sistêmica do trabalho.

Prefeito Hamilton Lima, esteve no evento e aproveitou para falar da importância da capacitação “nós temos aqui cinco conselheiros eleitos pelo voto popular, e sentimos a necessidade de investir nesta capacitação para deixar estas pessoas aptas a lidar com diversas situações no trabalho. Até porque vão trabalhar com crianças e adolescentes. Ou nós fazemos isso para orientar e ensinar as crianças que são o futuro do nosso País, ou não teremos as crianças responsáveis, o papel do conselheiro é isso ai, temos de capacitar para eles terem condições de passar para criança o papel deles”.

Ricardo Barbosa, novo conselheiro tutelar disse que o Conselho Tutelar de Riachão das Neves está pronto para atuar, “essa capacitação é de suma importância para o Conselho Tutelar, porque nós tomamos posse, mas, estávamos sentindo falta dessa capacitação, primeiramente porque a gente tem um pouco de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do adolescente, mas a gente estava com dificuldade de lhe dar som isso na pratica, e esse quatro dias de capacitação, nos mostrou esse caminho de aplicar a teoria à prática. Tenho certeza que o conselho tutelar de Riachão das Neves sai desse curso capacitado para atuar no município. Só temos a agradecer ao Prefeito Hamilton Lima e ao Instituto Logos que prestou um ótimo serviço”.

“Esse curso propõe uma formação voltado para área não só da legislação, mas também voltado para inteligência emocional, porque nós entendemos que sem formação humana os conselheiros eles não podem atuar bem na sociedade para atender a população do município de Riachão das Neves”, disse a Palestrante Mineudes Evangelista.