Reunião para Construção das Comissões Representativas do Plano Municipal de Educação

Publicado em: 30/3/2015

O plano Municipal de Educação é um documento que define metas educacionais para o município por um período de dez anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). Não se trata de um plano de uma administração da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Educação, pois atravessa mandatos de vários prefeitos e dirigentes municipais de educação.

No município de Riachão das Neves o documento se encontra em fase de elaboração. Técnicos da Secretária Municipal de Educação, gestores, professores da rede e representantes dos conselhos de controle social integram o Grupo Colaborativo que tem a função de coordenar todo o processo de construção do PME. O Grupo Colaborativo vem recebendo suporte técnico do governo do Estado da Bahia por meio do PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal).

No último dia 26 de março na sede da Secretaria Municipal de Educação, membros do grupo colaborativo, técnicos das secretarias de educação município e demais representantes da sociedade riachoense, estiveram reunidos para discussão acerca do PME, bem como, constituição das comissões representativas que estarão dando suporte nas fases posteriores.

No primeiro momento a coordenadora geral da SME Romênia Carvalho Barbosa explanou acerca das etapas do Plano Municipal de Educação. Após a Técnica da Secretária Municipal de Educação Leonídia Aires Pedrosa de Souza, ressaltou a importância do envolvimento e participação de todos para que se consiga construir um documento condizente às reais necessidades do município. Em seguida foram divididas as equipes de trabalho para leitura, discussão e construção de plano de ação das comissões representativas. No final houve socialização das atividades e ouvida às contribuições dos demais participantes.