Qualidade na Educação: Professores de Inglês de Riachão das Neves recebem capacitação

Publicado em: 10/4/2014

01

Por Silvânia Costa

Pela primeira vez no município de Riachão das Neves, Oeste da Bahia, professores que lecionam a Língua Inglesa, na rede municipal de ensino, participam de treinamento. O trabalho faz parte do projeto de formação continuada promovido pela Secretaria de Educação. O foco é capacitar todos os professores da área, tanto da sede quanto da zona rural. “Treinamentos como este são excelentes, pois, levamos para as nossas turmas muitas novidades. As aulas ficam mais atrativas e o melhor de tudo é que os alunos aprendem mais. É uma troca de conhecimento que só traz vantagens. Por isso é bom que todos participem desta oportunidade”, comentou a professora Elane Cristina dos Santos.

02

Com o Tema “O prazer de estudar Inglês”, a Secretaria de Educação tem como objetivo, auxiliar os professores no desenvolvimento das habilidades básicas voltadas para o ensino/aprendizagem da Língua Inglesa, que incluem: ouvir, falar, ler e escrever. A formação continuada é destinada aos docentes de inglês que atuam no Ensino Fundamental II – compreende do 6º ao 9º ano. Como em Riachão das Neves, uma escola do 1º ao 5º ano já trabalha com a disciplina de inglês, o professor responsável pelas turmas também está presente no encontro. O investimento feito pelo município visa diminuir as dificuldades dos estudantes ao chegar nas séries mais avançadas.

Para que a capacitação seja de fato motivo de mudança no dia a dia desses profissionais e realmente sirva como meio de fazer com que haja um pensar diferente sobre a disciplina de Inglês – não mais sendo vista como ruim, chata ou difícil, e sim como importante dentro de todo o contexto social,  a  Secretaria de Educação dá suporte teórico e prático. Sugestões de jogos e atividades estão sendo repassadas. Uma apostila de fácil aplicação e entendimento, que vai servir de base para diversas ações em sala de aula, foi montada especialmente para ser distribuída aos professores.

“Fazer parte da equipe deste treinamento, pra mim, é a realização de um sonho. Quando comecei a dar aulas de inglês tinha muita dificuldade e sempre tive vontade de participar de uma capacitação como esta. Hoje me sinto contente em contribuir com os professores. Sei bem da angustia de cada um. A nossa intenção é colaborar e permitir que todos avancem muito mais a partir de agora”, complementou Marionete dos Santos, técnica de ensino da Secretaria de Educação.

  • Compartilhe: