Pronatec de Riachão das Neves deixa jovens animados para o mercado de trabalho

Publicado em: 04/6/2014

Por Silvania Costa

É com muita expectativa que os alunos do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), participam das aulas em Riachão das Neves, Oeste da Bahia, uma oportunidade dada à comunidade de se qualificar de maneira rápida e gratuita. São oitenta jovens aproveitando o tempo para aprender uma profissão. Funcionando há mais de um mês, as s aulas são realizadas de segunda a sábado.

Depois de Barreiras, Riachão é o primeiro município a oferecer o Pronatec. “Quero ter uma boa qualificação na área, pois o mercado de trabalho é competitivo. Esta é uma ótima oportunidade dada para gente que vive numa cidade pequena e que geralmente é menos favorecida com cursos deste porte”, disse Ana Beatriz Ferreira Bonfim, 21 anos, moradora do centro da cidade.
Foi com o objetivo de promover o crescimento econômico e social da região que o Governo Unidos pela Reconstrução se empenhou para que o Pronatec funcionasse em Riachão das Neves.

02 03

Dois cursos estão sendo oferecidos pelo IFBA/Barreiras – Programador WEB e Balconista de Farmácia. Além das aulas, há o incentivo do governo federal em oferecer uma ajuda de custo para cada estudante. “Para mim esta é uma excelente parceria e a gente só tem a agradecer a iniciativa da prefeitura, porque se não fosse este empenho nós não teríamos esta oportunidade”, comentou Naura Pereira dos Santos, de 28 anos.

Nas salas de aula é visível o interesse dos alunos em se preparar para o mercado de trabalho. São pessoas de várias idades e de diversas localidades do município tendo a mesma chance. Edinei Alves da Cruz, lavrador, 29 anos, morador do povoado de Capim Grosso, hoje tem uma expectativa melhor em relação ao futuro. “Tenho certeza que vou sair daqui preparado para enfrentar o mercado de trabalho. Esta iniciativa representa um avanço para a educação do nosso município”, finalizou Edinei.

E mais pessoas vão ter a oportunidade de se qualificar. Dois novos cursos estão previstos para Riachão das Neves, o que deixa os moradores entusiasmados. “Isto é muito bom. Estou fazendo o curso Programador WEB e estou satisfeita. Espero sair bem preparada. A parceria do IFBA com a prefeitura está dando certo, comentou a operadora de caixa, Samara Torres Borres, de 22 anos.