Prefeitura de Riachão das Neves empossa novos conselheiros tutelares

Publicado em: 11/1/2016

O Prefeito Hamilton Lima, empossou os cinco novos conselheiros tutelares do Município de Riachão das Neves. A solenidade foi realizada hoje 11, na sede da Prefeitura Municipal. O ato contou com as presenças de representantes do Executivo, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Habitação, Célia Medeiros, da Presidente do CMDCA, Maria Lucia Soares, da Secretária Executiva do CMDCA, Keila Moreira, da Secretária de Educação, Irlane Costa, do Secretário de Transporte, Clery José, da Secretária de Saúde, Itana Arruda Lima, do Comandante do 2º Pelotão da Policia Militar, Sargento Tavares, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também de familiares dos empossados.

Os novos conselheiros foram eleitos pela comunidade em votação realizada no dia 04 de outubro de 2015, no Prédio da Escola Municipal José de Oliveira, ao todo, 13 pessoas se candidataram.

Resultado da Eleição em 04 de outubro de 2015:
Conselheiros eleitos para gestão 2016/2019:

1º BERNARDO RODRIGUES DOS SANTOS, 814 votos
2 º RICARDO BARBOSA DE OLIVEIRA, 794 votos
3 º PEDRO CASTELO CARNEIRO, 790 votos
4 º ITAMARA CONRADO DOS SANTOS, 728 votos
5 º EDNA DINIZ DA SILVA, 690 votos

Os novos Conselheiros já estão de prontidão para atender a população.

O Conselho Tutelar foi criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, e é um dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

É responsabilidade das Prefeituras a criação e a manutenção de, pelo menos, um Conselho Tutelar em cada município. Pessoas escolhidas pela comunidade formam o Conselho, que tem a função de tomar providências em casos de ameaças ou violação dos direitos da criança e do adolescente. O órgão também realiza, constantemente, um trabalho preventivo.
“A partir de hoje vocês estarão trabalhando junto com a Prefeitura Municipal. Juntos nós defenderemos os Direitos da Criança e do Adolescente. O conselho tutelar é um órgão muito ligado a Secretaria de Assistência Social e nós vamos dar todo o suporte para vocês desempenharem um trabalho de qualidade para a nossa população”, disse o Prefeito Hamilton Lima.

A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social e Habitação, Célia Medeiros, esteve presente no evento e prometeu todo suporte necessário para o desempenho dos novos conselheiros. “O trabalho de conselheiro é muito difícil, porém, muito importante para nossa comunidade. Hoje com exceção do Conselheiro Pedro Castelo, estamos empossando pessoas que estão no Conselho pela primeira vez, contratamos uma empresa capacitar os novos conselheiros, os membros do CMDCA, além disso, colocamos o corpo técnico do CREAS, do CRAS e da Secretaria de Assistência Sociais a disposição do Conselho Tutelar”, encerrou a Primeira Dama.

Mais: http://riachaodasneves.ba.gov.br/noticias/riachao-das-neves-divulga-resultado-da-eleicao-para-o-conselho-tutelar/