Festa de Santa Cruz de Alfavaca 2016

Publicado em: 04/5/2016

O prefeito Hamilton Lima, acompanhado da primeira dama, Célia Medeiros, dos seus secretários e as equipes de trabalho das secretarias do município, participaram da tradicional Festa de Alfavaca, ontem 03. O evento religioso de Santa Cruz de Alfavaca é realizado todos os anos sempre nos dias 01,02 e 03 de maio. Este ano a festa recebeu pessoas de diversas partes da região e até mesmo de outros estados brasileiros, que vieram demonstrar fé, devoção e também pagar promessas.

O evento religioso é realizado numa parceria entre os fieis e a prefeitura de Riachão das Neves. A população monta barracas para comercialização de comidas, bebidas, confecções e artesanato. Empresários da região que trabalham organizando eventos armam seus salões de festas com madeiras e lonas e contratam atrações musicais para realização de festas particulares. Nos últimos anos o numero de participantes tem crescido tanto ao ponto de pessoas ficarem do lado de fora do salão por falta de espaço.

Desde o início do século XX, os devotos se reúnem em volta de uma Cruz para agradecer as bênçãos alcançadas. Alfavaca é uma localidade do Distrito de Cariparé, situada na zona rural. Até hoje o surgimento da tradição chama a atenção. Segundo conta a história, tudo começou quando um homem saiu da cidade da Barra rumo ao Estado do Goiás, com uma Cruz nas costas pagando promessa.

Cansado, caiu justamente na localidade da Alfavaca. Ainda de acordo com as informações, este homem, ouviu vozes pedindo para que a Cruz fosse cravada neste lugar, por ser considerado um local sagrado. Desde então a romaria não parou mais. A fé dos católicos na Santa Cruz da Alfavaca é tanta que nenhuma construção foi feita na área, que para eles deve ser usada somente para adoração.