Começa nas escolas de Riachão das Neves vacinação contra o HPV

Publicado em: 27/3/2014

01

Por Silvânia Costa | Fotos Ascom PMRN

A vacina está disponível no Centro de Saúde de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, desde o dia 10 de março, período em que a campanha começou em todo o país. A meta é imunizar contra o HPV, 707 meninas de 11 a 13 anos de idade. O trabalho de conscientização está sendo feito constantemente pelas equipes da Vigilância Epidemiológica. Hoje e amanhã o foco são as escolas municipais e estaduais, para que um número maior de adolescentes sejam protegidas contra o câncer do colo de útero. “É muito bom para gente, pois, assim, ficaremos despreocupadas quanto à infecção pelo vírus”, disse a estudante Emília Nogueira, de 12 anos.

02

A Vigilância Epidemiológica vai percorrer todas as escolas da sede e também da zona rural. Até agora mais de duzentas meninas já foram vacinadas. Para completar a proteção a campanha será realizada em três etapas. A segunda dose será aplicada seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. “Nesta ação, há a preocupação também do governo municipal em colocar em dia o cartão de vacina da clientela dessa faixa etária. Para melhorar a cobertura, aplicamos as doses contra a febre amarela, hepatite B, tétano e tríplice viral, nas que não compareceram em campanhas realizadas para este fim”, explica a coordenadora de imunização  Giuvania Lélis.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo HPV- Papilomavírus Humano é a principal causa do câncer do colo de útero. O alvo da campanha é o público feminino de 11 a 13 anos, pois, segundo especialistas, o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Neste caso, a eficácia é de 98,8%, por isso, a vacina contra o HPV será rotina no calendário nacional. Nesta etapa, o governo federal pretende imunizar em todo o país, mais de cinco milhões de meninas nessa faixa etária.

  • Compartilhe: