Prefeitura de Riachão das Neves lança o Projeto Solo Fértil (assistência técnica e extensão rural) gratuita.

Publicado em: 01/7/2015

R1

O sistema de agricultura familiar, definido como propriedades que dependem principalmente dos membros da família para a sua mão de obra e gestão, é responsável por garantir alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros, visto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm desse setor. Este sistema é reconhecido por gerar postos de trabalho em números bem maiores que a agricultura empresarial e por se preocupar com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

É pensando nesse modelo de Gestão Pública, que a Prefeitura de Riachão das Neves, por meio da Secretaria de Agricultura, lança o projeto “Solo Fértil”, que contempla a Assistência Técnica e Extensão Rural, visando o fortalecimento organizacional, produtivo, econômico, ambiental, cultural e social no segmento rural de Riachão das Neves.

O Projeto “Solo Fértil” é integrado com a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (LEI Nº 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006), que garante o acesso a serviço de assistência técnica e extensão rural pública, gratuita, de qualidade e em quantidade suficiente, com uma equipe de multiprofissionais constituída por três agrônomos, um veterinário, um gestor ambiental, um geógrafo (educador ambiental), dois técnicos em agropecuária e um auxiliar administrativo.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Júnior Nunes, é responsabilidade também dos municípios disponibilizar mecanismos alternativos e de qualidade para os trabalhadores rurais do município, que são responsáveis pela produção e abastecimento, que chega a 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. “Temos a honra de dispor desse Projeto tão importante, com profissionais qualificados, para atendermos de forma satisfatória aos agricultores familiares do nosso Município”. Destacou Júnior Nunes.

Para o prefeito Hamilton Lima, esse mecanismo busca atender os agricultores familiares, objetivando inserir cada vez mais o homem no campo, dando-lhe a certeza de melhores produções.
Segundo Raimundo Filho, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS a implementação do Projeto “Solo Fértil”  prevê meios sócio econômico e ambiental, para que o agricultor familiar tenha vontade de permanecer no campo.