Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza Para Eliminar Focos do Aedes Aegypti

Publicado em: 24/3/2017

A prefeitura de Riachão das Neves, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (24), um grande mutirão de limpeza em toda a zona urbana do município para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O prefeito Miguel Crisóstomo esteve presente, e fez a abertura da ação junto a Secretária de Saúde Franciane Moura. Estiveram presentes, além da equipe de saúde, servidores das demais secretarias do município.

O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, e fazer com que todos ajudem no combate à doença através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Ações como esta são de extrema importância para vencermos à luta contra estas doenças, “Nós estamos em uma guerra contra uma doença, que se desmembrou em tantas outras, e nós precisamos nos conscientizar de que o papel fundamental, na prevenção, na promoção da saúde, é o papel de cada cidadão”, destacou Franciane Moura, secretária de saúde.

PREVENÇÃO

Tampe caixas d’água e lembre-se de esvaziar pneus, garrafas, latas, vasos e outros objetos. O mosquito aedes aegypt, vetor da doença, reproduz em água parada, seja ela limpa ou suja. Portanto, não deixe água acumulada em qualquer que seja o recipiente.

SAIBA MAIS SOBRE A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil, transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Em especial, o Zika vírus corresponde hoje a uma ameaça à saúde pública, devido a sequela que pode causar em gestantes e recém-nascidos, que é a microcefalia. O mosquito da dengue se desenvolve em até cinco dias em água parada, até mesmo água suja.

As três doenças têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Ao observar qualquer desses sintomas, vá imediatamente à uma unidade de saúde do SUS. Caso já tenha sido diagnosticado e apresente dor abdominal ou vômito, retorne imediatamente ao hospital, pois pode ser a forma grave das doenças.

ASCOM Prefeitura de Riachão das Neves.